
A história local e resgatar a memória coletiva. Para tanto, baseia-se numa compreensão da cultura como um conjunto de pessoas e grupos com modos de vida, tradição e desejo e nas trocas e vivências coletivas. Nesse conceito, cultura e cidadania são inseparáveis. Não se pode falar em cultura sem se falar em conhecimento e em conquistas de direitos. Não há cidadania se não se levarem em conta os conhecimentos e os valores da comunidade. O objetivo é despertar nos participantes um sentimento maior de pertencimento a sua localidade e incentivar o pensar sobre a cultura como uma política pública.
A principal contribuição será a de incentivar, ampliar e proporcionar o surgimento de espaços de referência comunitária nas artes e cultura, desenvolver ações de parceria entre as entidades locais, incentivar e/ou fortalecer a formação de redes horizontais baseados nas relações sociais da região. O desenvolvimento de oficinas nas instituições parceiras é visto como uma estratégia de abordagem e uma abertura gradativa a outros participantes e não apenas aos jovens atendidos pelas entidades.
A experiência inicial mostrou que a ampliação do número de participantes nas atividades dessas instituições fortaleceu a relação com a comunidade do entorno e ampliou o grau de inclusão social. Assim, fortalecidas, poderão formar redes regionais e/ou microrregionais que atuarão de forma articulada, ampliando o capital político e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário